sexta-feira, 20 de abril de 2012

Fecundação e Nidação

Tudo começa no ovário os folículos dentro das quais amadurecem uns caroçinhos chamados oócitos, que ao se desnvolverem transformam-se em óvulos.
Tudo começa no ovário, dentro dele formam - se bolhas - os folículos dentro das quais amadurecem uns caroçinhos chamados oócitos, que ao se desnvolverem transformam-se em óvulos.
Depois de se desenvolver este folículo se rompe na superfície do ovário (mais não estoura) e assim o óvulo e liberado. Assim o óvulo vagueia pelas trompas, e nesse momento as trompas começa a exercer movimentos que a percorrem toda, em ondulações rítmicas, no sentido do útero.
Mesmo com toda essa cooperação motora, ainda assim o óvulo de vez em quando se perde e fica vagueando pela cavidade abdominal, onde em casos raros, pode ser fecundado.
E agora vem a maior competição do mundo. Os espermatozoídes ejaculados na vagina ou ate mesmo alguns dentro do útero, com a velocidade média de 2 a 3 mm por minuto, nadam pelos líquidos da parede uterina até a entrada da trompa, e atravessam-na quase toda para interceptar o óvulo próximo do pavilhão da trompa. Todo o trajeto é feito em pouco mais que 1 hora.
Eles são atraídos por uma substancia que o óvulo libera, e nesse momento o óvulo é 85 mil vezes maior do que eles.
O processo de penetração dele dentro do óvulo dura cerca de 20 minutos, ele entra e só a cauda fica de fora. E agora começa a fusão dos núcleos.
Aproximadamente 20 horas depois da fusão, ocorre a 1° divisão celular, e a partir daí, a cada 12 ou 15 horas ocorre uma nova divisão, primeiro 4, depois 8 e depois 16..... Enquanto ocorre essa divisão o ovo caminha em direção ao útero, e este percurso é muito crítico, pois esta expostos aos ataques do sistema
imunológico da mãe.
''Pesquisas revelam que 1 em cada 3 óvulos fecundados não evoluem para uma gravidez, isto é, ele é expulso durante as 2 primeiras semanas, antes mesmo do atraso menstrual. Inumeras vezes isso passa despercebido pela mulher. A menstruação ocorre, podendo atrasar alguns dias e costuma ser mais abundante que o normal.''
Dias depois o ovo com as celulas ainda em multiplicação, faz a descida ao útero e começa a procurar um lugar para se fixar. Dentro do útero ele se transforma em uma bolha e dentro dessa bolha existe uma protuberancia (+ ou - do tamanho de uma cabeça de fósforo), quando ele faz contato com o endométrio as celulas dele, atacam as celulas do endometrio e as vão destruindo e se vão se alimentando delas. Ele (blastocisto) prossegue perfurando o endométrio e cava nele um verdadeiro ninho (por isso o nome nidação), em torno do 7° ao 10° dia após a fusão, ele fixa-se no endométrio (momento culminante da nidação) finalmente entra em contato com a mãe. 
Fonte: E-familynet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro o comentário de vocês meninas!!