quinta-feira, 26 de abril de 2012

Como amamentar gêmeos

O organismo da mulher é capaz de produzir leite suficiente para amamentar os filhos nos primeiros seis meses de vida, independentemente de ter um ou mais bebês ao mesmo tempo.Por incrível que pareça, a lei da oferta e da demanda também funciona neste caso. Quanto mais você der de mamar, mais leite produzirá. 

O aleitamento materno não tem nenhuma ligação com o número de crianças amamentadas ou com o tamanho do seio. Mães produzem leite para gêmeos, trigêmeos ou mais bebês sem precisar complementar com fórmulas, embora isso requeira tempo e uma boa dose de dedicação. 
Para o sucesso da amamentação, dois fatores essenciais são apoio e incentivo, por parte da família, de amigos e dos médicos. Você também pode: 
• conversar com a equipe de enfermeiras do hospital onde pretende dar à luz durante a gestação para já ter uma idéia de a quem pedir ajuda extra uma vez que os nenês nasçam. A enfermagem muitas vezes também pode passar algum contato de outra mãe que já teve a experiência de amamentar múltiplos, para lhe dar boas dicas. Normalmente as maternidades prestam atenção especial aos gêmeos, monitorando a perda de peso e os níveis de glicose, para ver se há necessidade de complemento (mesmo que por pouco tempo). 
• frequentar um curso pré-natal se houver algum disponível na área em que você mora. Nesses cursos a amamentação costuma ser abordada. Nada como a prática, mas, quanto mais informação você tiver, mais segurança terá na hora agá. 
• comprar ou pegar emprestado de amigas um travesseiro de amamentação em forma de meia-lua, para que seja mais fácil apoiar dois bebês ao mesmo tempo na hora de dar de mamar. 
• deixar claro a médicos e enfermeiras do hospital que faz questão de amamentar e não deseja que mamadeiras, fórmula de leite ou água com açúcar sejam dados aos bebês sem o seu consentimento. Quando houver necessidade mesmo de complemento, o neonatologista da maternidade deve explicar direitinho os motivos da indicação. 
Caso seus bebês sejam prematuros ou nasçam com algum problema, tendo que ficar internados no centro de tratamento intensivo, peça ajuda no hospital para tirar o colostro com uma bombinha. O colostro é aquele "primeiro leite" altamente nutritivo que precede a descida do leite de fato e que será uma excelente fonte alimentar para seus filhos nos primeiros dias de vida. 



Fonte: Babycenter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro o comentário de vocês meninas!!